O acesso ao Doutorado pode se dar através do Mestrado da EPGE (vide regras no item “Seleção Interna” no menu Regulamento) ou diretamente.
Na primeira forma de acesso, os alunos ingressam no curso de mestrado da EPGE e, posteriormente, passam ao doutorado. A passagem ao doutorado pode se dar após a conclusão do mestrado ou ainda durante a vigência deste curso (de mestrado), por desempenho, mediante requisição à Escola.
O processo em que o aluno decide se candidatar ao Doutorado sem passar pelo Mestrado da EPGE, ou seja, ingressando diretamente, chama-se Doutorado Direto.
O curso de Doutorado é o mesmo, seja para alunos que ingressam no Doutorado Direto, seja para alunos que ingressam por meio do Mestrado da EPGE. Os alunos são submetidos às mesmas disciplinas, regras para obtenção de título e critérios para acesso às bolsas de estudo.
O processo seletivo da EPGE para o curso Doutorado Direto ocorre entre julho e dezembro de cada ano, dentro dos princípios de igualdade e impessoalidade.
Doutorado Direto
O Doutorado Direto permite ao aluno ingressar diretamente no doutorado sem que, para isto, precise passar pelo curso de mestrado, seja da EPGE ou de outras instituições. O Doutorado direto em economia da EPGE é aberto a portadores de diploma de graduação em qualquer área de conhecimento, sendo mais indicado para aquelas com ênfase em métodos quantitativos. Possuir o mestrado (em alguma área) pode em alguns casos ajudar no processo seletivo, mas não é condição necessária para o ingresso no Doutorado Direto.
A EPGE selecionará seus candidatos ao Programa de Doutorado Direto em Economia por meio de duas formas possíveis de ingresso, as quais poderão ocorrer simultaneamente, caso seja de interesse do candidato, desde que cumpridas as exigências documentais e regulamentares de cada processo descritas no Edital.