Perguntas Frequentes

Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar todas as atualizações e informações sobre cursos, processos seletivos e demais comunicações.
Instagram, Facebook, LinkedIn.

  1. O programa oferece os cursos de Doutorado e Mestrado Acadêmico em Economia.

  2. O ingresso no curso de Mestrado se baseará primordialmente no exame da ANPEC – Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduações em Economia, o qual é realizado anualmente. Adicionalmente, solicita-se que o(a) candidato(a) envie para a Escola: Histórico Escolar do Curso de Graduação, Curriculum Vitae ou Lattes e duas Cartas de Recomendação.

    A seleção para o Doutorado Direto é aberta a portadores de diploma de graduação em qualquer área de conhecimento, sendo mais indicado para aquelas com ênfase em métodos quantitativos. O aluno pode ingressar diretamente no doutorado sem a necessidade de passar pelo curso de mestrado. A documentação exigida dos candidatos que desejam participar do processo seletivo do curso de Doutorado Direto da EPGE pode ser obtida em https://epge.fgv.br/files/default/edital_epge_-_dout._economia_2025.pdf.

  3. A EPGE convida graduandos e graduados de todas as áreas, em particular de Economia, Matemática, Estatística, Engenharias e Administração, a participarem do processo de admissão.

  4. O Doutorado tem como objetivo formar acadêmicos capazes de dialogar com o que há de mais avançado em Economia no cenário mundial. A ênfase é quantitativa, buscando abranger campos selecionados da Ciência Econômica.

  5. O Doutorado Direto permite ao aluno ingressar diretamente no doutorado sem a necessidade de passar pelo curso de mestrado. É aberto a portadores de diploma de graduação em qualquer área de conhecimento, sendo mais indicado para aquelas com ênfase em métodos quantitativos.

    Mais informações sobre a forma de ingresso podem ser obtidas no Edital.

  6. Sim. Não há a necessidade de qualquer curso de pós-graduação para se iniciar o programa de Doutorado em Economia. Não é requisito ter título de mestre para ingressar no Doutorado.

    Além disso, não há necessidade de ter graduação em Economia.

  7. O ingresso no Doutorado Direto em Economia pode ocorrer por meio de:

    • Seleção Externa: Os candidatos são selecionados por uma comissão, levando em consideração análise acadêmica e documentos.
    • Seleção por nota igual ou superior a 8 em Curso de Introdução à Análise Matemática oferecido pela EPGE.

    Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar todas as atualizações e informações sobre cursos, processos seletivos e demais comunicações. Instagram, Facebook, LinkedIn.

  8. O Curso de Introdução à Análise Matemática é um curso optativo pertencente ao Programa de Pós-Graduação da EPGE. Ele apresenta tópicos em análise real úteis para quem deseja fazer pós-graduação em Economia em nível de Doutorado.

  9. O curso destina-se a alunos da EPGE e de outras Instituições de Educação Superior que tenham interesse em se candidatar ao Doutorado Direto em Economia da EPGE utilizando como forma de ingresso a aprovação no curso. Os candidatos devem ter previsão de término do curso de graduação até o final do ano do curso ou ter se formado há menos de três anos.

  10. A seleção envolve a análise dos documentos entregues, possíveis entrevistas e o resultado de uma prova que contempla conteúdos de Cálculo e Estatística, conforme ementa.

  11. Para se inscrever, o candidato deve enviar a ficha de inscrição preenchida e o histórico escolar da Graduação para o e-mail secepge@fgv.br.

    Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar todas as atualizações e informações sobre cursos, processos seletivos e demais comunicações. Instagram, Facebook, LinkedIn.

  12. Sim. Porém, uma vez aprovado no processo seletivo do Mestrado, é necessária a entrega do comprovante de conclusão da graduação para efetivação da matrícula.

    Mais informações sobre os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado estão disponíveis nas páginas regulamento e grade e corpo docente.

  13. O Mestrado visa fornecer uma ampla e sólida base conceitual em economia, preparando os alunos para prosseguir seus estudos em programas de doutorado ou ingressar em atividades profissionais no setor público, privado ou na área acadêmica.

  14. O prazo ideal para a conclusão do Mestrado é de 24 meses, e o prazo máximo é de 27 meses. Para o Doutorado, o prazo ideal é de 48 meses, e o prazo máximo é de 52 meses.

  15. O ingresso no Mestrado Acadêmico é baseado primordialmente no exame da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), realizado anualmente. Além disso, o candidato deve enviar documentos como Histórico Escolar, Curriculum Vitae, e duas Cartas de Recomendação. A classificação utilizada pela Escola na prova da ANPEC pondera com pesos iguais as notas das provas de Microeconomia, Macroeconomia, Matemática e Estatística.

    É preciso informar no ato da inscrição que o propósito do exame é para aplicação ao Mestrado em Economia na FGV EPGE.

  16. Os candidatos aprovados no processo seletivo da EPGE são isentos do pagamento de mensalidades no curso e podem concorrer a bolsas oferecidas pelas agências de fomento, como CNPq, CAPES/PROEX e FAPERJ.

  17. Os requisitos variam para cada curso. Para o Mestrado, é necessária aprovação em 11 disciplinas obrigatórias do ciclo de formação, 5 disciplinas do ciclo de pesquisa, apresentação e aprovação de um projeto de pesquisa de dissertação e defesa pública da dissertação. Para o Doutorado, é necessária aprovação em 11 disciplinas obrigatórias do ciclo de formação, cursar disciplinas obrigatórias e eletivas do ciclo de pesquisa, apresentar seminários públicos e defender uma tese de doutorado orientada por professor credenciado.

  18. As linhas de pesquisa são:

    1. Desenvolvimento Econômico
    2. Econometria
    3. Finanças
    4. Microeconomia Aplicada (Vídeo)
    5. Economia Internacional
    6. Economia Monetária
    7. Teoria Econômica

     

  19. Alunos que não cumprirem as normas e prazos estabelecidos no regulamento, não obtiverem aprovação nas disciplinas obrigatórias ou forem reprovados em duas disciplinas obrigatórias seguidas podem ser desligados do programa. Além disso, o não cumprimento dos requisitos de permanência no Doutorado também pode levar ao desligamento.

  20. O cronograma do Curso de Introdução à Análise Matemática encontra-se aqui.

    Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar todas as atualizações e informações sobre cursos, processos seletivos e demais comunicações. Instagram, Facebook, LinkedIn.

  21. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Secretaria Geral da EPGE pelos canais disponíveis, como e-mail, telefone e WhatsApp. Além disso, você pode acessar o site da escola para mais informações.

    Contatos

  22. Sim. O processo seletivo para estrangeiro é o mesmo para quem é brasileiro. As informações sobre admissão e o formulário de inscrição estão disponíveis em inglês aqui.

  23. A maioria das disciplinas é ministrada em português. Em alguns casos, as disciplinas são ministradas em inglês.

  24. Como as aulas do Mestrado e Doutorado são realizadas em período integral de segunda à sexta, é muito difícil conciliar com uma atividade profissional, principalmente no 1º ano do Programa.

  25. Não.

  26. A FGV dispõe em seu andar térreo de serviços de restaurante e lanchonete para alunos, funcionários e professores da Instituição.

  27. A EPGE conta com salas de estudos para alunos de mestrado e doutorado, localizadas no 10º e 11º andares. São equipadas com computadores e acesso às impressoras e, além disso, possuem rede wi-fi para utilização de dispositivos móveis dos alunos.

  28. Todas as informações sobre as disciplinas do Mestrado e Doutorado estão disponíveis aqui.

  29. Todas as informações sobre as disciplinas do Mestrado e Doutorado estão disponíveis aqui.

  30. Você pode solicitar o aproveitamento das disciplinas cursadas em outro programa através de requerimento aberto na Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA). O requerimento é passível de análise da Direção, de acordo com critérios internos da Escola.

  31. Os créditos são automaticamente aproveitados, desde que cursados com aprovação nos últimos 10 anos.

  32. A avaliação do rendimento acadêmico é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento acadêmico do aluno. São condições necessárias para aprovação:

    • a inscrição do aluno na disciplina;
    • a obtenção de NOTA FINAL igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) na disciplina;
    • a frequência mínima igual a 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula determinado para a disciplina.

     

  33. Em consonância com as normas dos órgãos reguladores, que não interrompem a contagem de prazo do aluno afastado por trancamento acadêmico, a Escola apenas autoriza o desligamento no Programa, ficando seu reingresso condicionado à submissão de um novo processo seletivo.

  34. O aluno que não conseguir defender sua dissertação/tese dentro do prazo regulamentar será desligado do programa, ficando seu reingresso condicionado à submissão de um novo processo seletivo.

  35. Todas as informações referentes à concessão e manutenção das bolsas estão disponíveis aqui (Mestrado) e aqui (Doutorado).

  36. Para obtenção de bolsa de doutorado sanduíche da CAPES os alunos precisam acompanhar e submeter os documentos de acordo com o edital disponível na página da FGV EPGE – CAPES PRINT.

    Os alunos podem também concorrer à bolsa de doutorado sanduíche pela FAPERJ e CNPq e, para isso, é necessário acompanhar os calendários de bolsas nas páginas dessas instituições.

  37. A seleção para ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Economia se baseará primordialmente no exame da ANPEC– Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia, o qual é realizado anualmente. Adicionalmente, solicita-se que o(a) candidato(a) envie para a Escola: Histórico Escolar do Curso de Graduação, Curriculum Vitae ou Lattes e duas Cartas de Recomendação.

    Todos os documentos devem ser endereçados até o dia 14 de outubro à Secretaria Geral da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE), por meio do e-mail secepge@fgv.br, em formato PDF, com a referência “Candidatura ao Mestrado Acadêmico”.

  38. Sim. Os alunos de pós-graduação acadêmica contam com uma rede de apoio para sua inserção profissional ao término dos cursos. Clique aqui para conhecer a página dos candidatos ao mercado de trabalho.

  39. Sim, é possível. O agendamento deve ser solicitado através de e-mail para o secepge@fgv.br. Durante o processo seletivo do doutorado, são realizados dois eventos informativos, presenciais e híbridos, para que os candidatos possam tirar suas dúvidas com a coordenação do Programa. Acompanhe o calendário na página do nosso processo seletivo. Encontro com a coordenação

    Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar todas as atualizações e informações sobre cursos, processos seletivos e demais comunicações. Instagram, Facebook, LinkedIn.

  40. Não. Ambos os cursos são isentos do pagamento de mensalidades no curso.

  41. O aluno tem até 6 meses antes da conclusão do curso para comprovar sua proficiência na língua inglesa, de acordo com as normas da Escola. Diplomas e certificados de proficiência emitidos por instituições de renome poderão preencher os requisitos de proficiência.

  42. Ambos ocorrem anualmente; para o Mestrado de acordo com o calendário do Exame ANPEC e para o Doutorado o calendário pode ser acompanhado aqui.

    Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar todas as atualizações e informações sobre cursos, processos seletivos e demais comunicações. Instagram, Facebook, LinkedIn.

  43. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Secretaria Geral da EPGE pelos canais disponíveis, como e-mail, telefone e WhatsApp. Além disso, você pode acessar o site da escola para mais informações.

    Lembramos que as informações estão sujeitas a alterações e é recomendado consultar a Secretaria Geral da EPGE para obter informações atualizadas.

    Contatos