Nova edição da Revista Brasileira de Economia está no ar

A EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) – disponibilizou o Número 1 do Volume 79 da Revista Brasileira de Economia (RBE), referente ao período de janeiro a março de 2025.

Nesta edição, estão publicados os artigos:

Uma nota sobre desenvolvimento econômico contrafactual utilizando controle sintético para o Brasil

Cristiano Aguiar de Oliveira

Uma Uma nota sobre os impactos dos incentivos fiscais no mercado de trabalho do nordeste brasileiro

Diego Rafael Fonseca Carneiro, Edward Martins Costa, Guilherme Diniz Irffi, Pedro Veloso, Marleton Souza Braz, Thyena Karen Magalhães Dias , Maria Vanessa Andrade Silva

Prediction of healthcare costs on consumer direct health plan in the Brazilian context

Claudia M. Peixoto, Diego Marcondes, Mariana P. Melo, Ana C. Maia, Luis Alvaro Correia

Índice de Condições Financeiras do Brasil

Marina de Figueiredo Garrido, João Victor Issler, Luana Moreira de Miranda Pimentel, José Júlio Senna

O impacto econômico do fim de um monopólio estatal: o caso do mercado de resseguros no BrasilThe Case of the Reinsurance Market in Brazil

Marcelo Ayub, Felipe Garcia Ribeiro, Regis Augusto Ely, Guilherme Stein

Impactos econômicos da corrupção no Brasil, observação a partir dos setores-chave: Uma análise pelo uso da MIP Inter-Regional

Cleverson Neves, Ricardo Luis Lopes, Umberto Antonio Sesso Filho, Carlos Alberto Gonçalves Junior

 

Sobre a RBE

A Revista Brasileira de Economia (RBE) é a mais antiga publicação de Economia do Brasil e a segunda mais antiga da América Latina.  Dentro do universo de publicações acadêmicas de Economia, a RBE é considerada uma revista generalista, com artigos sobre diversas áreas das Ciências Econômicas.

Fundada por Arizio de Viana, seu primeiro editor, e por Eugênio Gudin – um dos mais influentes economistas da história brasileira – a revista acolhe qualquer tema e metodologia em suas páginas, desde que estejam na fronteira do seu ramo de conhecimento e se pautem pelo rigor que vêm desde o primeiro número.

Atualmente, Ricardo Cavalcanti, professor da EPGE, é o editor-chefe da RBE.