Inscrições para o Brasil

EPGE students

Estudantes internacionais são bem-vindos à EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças, uma instituição de destaque em economia no Brasil e em toda a América Latina. Desde 1961, a EPGE tem formado parte relevante dos economistas brasileiros de maior destaque profissional, bem como pesquisadores e professores que hoje em dia lecionam em alguns dos melhores departamentos de economia no Brasil e no exterior. O compromisso da Escola com a excelência acadêmica se reflete na educação de alta qualidade e nas pesquisas de seus docentes e discentes, frequentemente publicadas nos mais renomados periódicos de Economia.

Para estudantes internacionais interessados em ingressar na FGV EPGE, aqui está uma visão geral das informações essenciais:

A FGV EPGE aceita candidaturas de estudantes internacionais que desejam cursar disciplinas nos níveis de graduação e pós-graduação. Os estudantes de instituições parceiras devem atender aos requisitos de indicação de suas instituições de origem. O Escritório de Intercâmbio se empenha para garantir que esses estudantes tenham todo o suporte necesssário.

Os estudantes de intercâmbio também têm um “buddy”, que é um colega brasileiro escolhido para ser seu guia no Rio de Janeiro, seu ponto de contato para questões do dia a dia, tanto dentro quanto fora da Escola.

Semestralmente, a FGV EPGE oferece disciplinas eletivas ministradas em inglês no nível de Graduação.

Os estudantes de intercâmbio da FGV EPGE também podem cursar disciplinas em outras escolas da FGV, como Administração, Direito, Comunicação Digital - de acordo com as regras vigentes durante o período de intercâmbio - ampliando ainda mais a experiência dos estudantes.

Confira nossa Fact Sheet

Entre em contato

Depoimentos
Mariana Leandro

Mariana Leandro

Venho de Portugal, da Nova SBE, e posso dizer que tenho tido uma experiência incrível na EPGE. Desde o início, todos os professores nos receberam muito bem e estiveram dispostos a nos ajudar com qualquer dificuldade. Um dos motivos que me fez escolher o Brasil para o intercâmbio, mais concretamente a FGV, foi justamente essas diferenças em relação ao curso de economia. As bases são as mesmas, mas aqui acabamos por estudar a economia de um país completamente diferente do nosso e da maioria dos países europeus. Tem sido muito interessante descobrir essas diferenças e aprender economia sob vários aspectos, tanto no contexto de sala de aula, com a ajuda dos professores, quanto nas conversas do dia a dia com os colegas.

Joaquin

Joaquin

Eu venho da Universidad Carlos III de Madrid e, aqui, estudo na EPGE, na Escola de Economia. Foi uma grande sorte vir para cá, pois a qualidade dos alunos é muito alta, há alunos excelentes na FGV e o corpo docente também é maravilhoso. Como é uma universidade pequena, é muito fácil conhecer novas pessoas, e a universidade apoia bastante os alunos na área acadêmica, oferecendo muitas oportunidades para conversar com os professores e aprender. Sem dúvida, é totalmente recomendada; se você quiser escolher o Rio de Janeiro, escolha a FGV.

Constancia

Constancia

O Buddy Program foi o programa que a FGV nos proporcionou para melhorar toda a nossa experiência de intercâmbio aqui no Rio de Janeiro, pois é uma cidade completamente diferente, em um país completamente diferente, onde temos que nos adaptar a tudo, seja o dia a dia, a cultura ou as normas de segurança às quais não estamos habituados. Posso dizer que esse programa me ajudou bastante. Esse programa basicamente nos coloca em contato com um aluno da FGV EPGE que nos ajuda em diversas situações. Por exemplo, o que foi mais importante para mim aconteceu algumas semanas antes de vir. Eu precisava escolher as minhas matérias e precisava de ajuda para saber quais eram recomendadas, quais eram as mais fáceis e outras recomendações. Foi exatamente isso que consegui obter. Ele me ajudou bastante a saber quais matérias escolher, o que melhorou muito a minha experiência aqui no Rio de Janeiro e na FGV.

Hugo Cardoso

Hugo Cardoso

Escolhi o Rio também por ser a cidade maravilhosa. A língua é algo bastante semelhante ao meu país de origem. Achei extraordinário poder combinar a mesma língua com uma cultura que pensava ser semelhante à portuguesa, mas que descobri que em muitos aspectos é totalmente diferente. O acesso à faculdade é muito facilitado pelo apoio que recebemos do Conselho Pedagógico e dos outros colegas e estudantes da EPGE. Além disso, acho que qualquer estudante intercambista procura um pouco de diversão, e o Rio nos proporciona isso todos os dias. O nível de ensino na EPGE é bastante semelhante ao que se encontra em Portugal, exigente como deve ser uma faculdade de economia. Recomendo que os intercambistas se integrem no meio acadêmico, especialmente com a Atlética, que organiza atividades esportivas e festas. Tive uma experiência ótima, criei uma equipe de futebol com amigos brasileiros e portugueses, e acredito que essas amizades durarão para a vida toda, sempre recordando momentos fantásticos. Para finalizar, a EPGE não é uma escola fácil, então temos que nos aplicar continuamente ao longo do semestre e não deixar o estudo de lado.