Educação infantil, distorções e crescimento econômico

Year: 
2014
Autor(s): 
Bruno Ricardo Delalibera; Pedro Cavalcanti Ferreira
Serie number: 758
Abstract: 
Este artigo incorpora educa??o infantil a um modelo de equil?brio geral din?mico para estudar a redu??o acelerada dos diferenciais educacionais entre pa?ses da ?frica Subsaariana e pa?ses europeus em um per?odo - 1960 e 2010 ? em que as diferen?as de renda per capita entre os dois grupos aumentaram. Nesta economia existem dois setores (o setor educacional e o setor de bens ) e consumidores homog?neos que escolhem consumo, educa??o formal e educa??o infantil. O modelo ? calibrado para diversas economias e utilizado para medir, em equil?brio, educa??o infantil e custos educacionais. Mostramos que as distor?es educacionais ca?ram no per?odo e que pr?-escola aumentou sensivelmente, embora os pa?ses subsaarianos em 2010 n?o alcan?assem a educa??o infantil que os europeus tinham em 1960. O principal resultado em termos de pol?tica educacional ? que pol?ticas de incentivo ? educa??o infantil s?o mais eficazes em impactar a renda per capita do que pol?ticas de incentivo ? educa??o formal, de forma que o desincentivo para a educa??o infantil dos pa?ses subsaarianos ajuda a entender a parte da diverg?ncia da renda entre os dois grupos de pa?ses. Da mesma forma, produtividade total dos fatores e expectativa de vida explicam boa parte desta diverg?ncia de renda.